Afirmação da Criação

Nosso mundo é repleto de evidências de planejamento intencional e delicado. Começando pela beleza que vemos nas cores brilhantes das flores e dos pássaros, até a complexidade da célula e mesmo da própria estrutura do universo. Evidência de planejamento é vista mesmo na nossa capacidade de apreciar o que é belo, na nossa habilidade de examinar a criação e de contemplar atentamente seu significado. É inevitável que indaguemos como é que o planejamento veio a existir e qual o seu significado para nossa própria existência.

Esta questão levou muitos a verem um Deus Criador cuja onipotência é revelada no tamanho e grandeza das estrelas, e cuja oniciência é vista na estrutura das células vivas e na interação precisa dos aspectos físicos e orgânicos da criação. Naturalmente, esta conclusão nos leva a buscar mais informações sobre o Deus da criação. O estudo da criação revela bastante evidência de que um Criador Divino está por detrás de tudo. Os cientístas têm uma maravilhosa oportunidade de ver evidências da criatividade de Deus e de ponderar acerca de Sua grandeza. Contudo, a criação não fala de forma totalmente clara à nossa mente. A evidência de um planejamento é misturada com a evidência do mal e da violência. Pode parecer que alguns organismos tragam imperfeições que não seriam esperadas de um Deus Criador cheio de sabedoria. A resolução final deste problema não é encontrada no estudo da Criação, mas está disponível a todos que aceitam a revelação Bíblica de Deus e de Sua relação conosco e com nosso mundo.

A Bíblia revela a história da criação e nos ensina sobre o Deus Criador que sem dificuldade planejou o mundo para Seus próprios propósitos. No período de seis dias literais, Ele preparou um ambiente adequado para as criaturas viventes, e então, encheu o mundo com uma diversidade de organismos. Ele criou o Homem à Sua própria imagem e o responsabilizou de cuidar de Sua criação. Ele deu ao homem o dom de percepção, linguagem, relacionamento, liberdade e propósito. Aqui encontramos a explicação para o planejamento que vemos na criação – ela reflete o caráter e propósito do Deus da criação.

Mas e o mal que vemos na criação, o qual faz tantas pessoas se desviarem de crer no relato Bíblico da Criação? A Bíblia também revela a história do mal e de como a violência e a morte invadiram a perfeita criação. Esta história nos diz algo importante a respeito do caráter do Deus Criador. Parece que Deus valoriza muito o tipo de relacionamento que só é possível com os seres que possuem liberdade de escolha. O alto valor que Deus dá à liberdade humana é melhor compreendido à luz da cruz do Calvário. Lá nós vemos a confirmação da mensagem Bíblica da criação especial do homem, sua rebelião e seus maus resultados, e a profundidade do amor auto-sacrificial de Deus. A cruz revela o significado da história da criação, com seus elementos de um período criativo de seis dias e o Sábado do sétimo dia, a diversidade original de organismos vivos e a criação especial do Homem em um perfeito paraíso planejado. Faríamos bem de contemplar diariamente o significado da cruz e como esta ilumina nosso entendimento do Deus Criador e de Suas obras.

Uma Declaração do Geoscience Research Institute

Jim Gibson, Diretor do GRI nos EUA
Setembro de 2009