10. Sábado é Tão Antigo Quanto a Própria Terra

1876 — ST, 11de maio de 1876. Deus nos deu seus mandamentos, não só para crermos neles, mas para obedecermos. Quando o grande Jeová lançou os fundamentos da Terra, revestiu o mundo inteiro de beleza, de coisas úteis para o homem e criou as maravilhas da Terra e mar. Ele instituiu o Sábado e o santificou.

1884 — ST, 28 de fev. de 1884. O Sábado foi instituído na criação, quando os fundamentos da Terra foram lançados, as estrelas da manhã juntas cantavam e todos os filhos de Deus rejubilavam de alegria. 1888 — GC, pág. 455, 1888. Contra esses argumentos foi mostrado que a observância do Sábado é a ordem mais antiga. Tão antigo quanto a própria Terra, o Sábado foi sancionado junto com os anjos de Deus. Quando os fundamentos da Terra foram lançados e quando as estrelas da manhã juntas cantavam e todos os filhos de Deus rejubilavam de alegria, o Sábado foi criado.

1890 — RH, 15 de julho de 1890. Quando os fundamentos da Terra foram lançados, também foi lançado o fundamento do Sábado, as estrelas da manhã juntas cantavam e os filhos de Deus rejubilavam de alegria. Deus fez a sua lei e no quarto mandamento do decálogo está o seu Sábado, o mesmo dia no qual devemos colocar de lado o mundo dos negócios para observá-lo como um memorial da criação do céu e da Terra.

1890 — PP, págs. 336, 1890. A instituição do Sábado que teve origem no Éden, é tão antiga quanto o próprio mundo.

1891 — RH, 9 de junho de 1891. Deus ordenou que o Sábado fosse guardado como um memorial de Seu poder criador.

1893 — ST, 24 de abro de 1893. Ele (o Sábado) é um mandamento que Deus instituiu quando os fundamentos da Terra foram lançados, “quando as estrelas da manhã juntas cantavam e todos os filhos de Deus rejubilavam de alegria”. Há muito tempo atrás, antes da história desse mundo, antes mesmo que houvesse nação distinta como os judeus, Deus estabeleceu os fundamentos de Sua lei quando lançou os fundamentos do mundo.

1894 — MS 19, 1894. Ele fez as árvores frondosas e as cobriu de flores e deu a cada uma as suas tonalidades. O Senhor do céu fez o homem e lhe deu o Sábado. Para quê? Para toda posteridade de Adão. Isso foi um presente para todos os seus descendentes.

Se o homem sempre tivesse obedecido ao quarto mandamento, não haveria incredulidade no mundo, porque o Sábado testifica que o Senhor fez o céu, a Terra, o mar e tudo que neles há; portanto o Senhor abençoou o dia de Sábado e o santificou.

1894 — ST, 08 de jan. de 1894. A instituição do Sábado foi estabelecida quando foram lançados os fundamentos da Terra, “quando as estrelas da manhã juntas cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam” … O sábado é o memorial do poder criador de Deus, a lembrança de sua exaltada obra.

1894 — ST, 1° de out. de 1894. Nessa referência à lei de Jeová (I João 2:7), Ele leva a mente de volta ao mandamento o qual é um memorial da criação do mundo. Deus estabeleceu o fundamento do Sábado quando terminou Sua obra no sexto dia e descansou no sétimo. Quando as estrelas da manhã juntas cantavam e todos os filhos de Deus rejubilavam de alegria, Deus colocou o quarto mandamento no seio do Decálogo.

1894 — ST, 12 de novo de 1894. O Sábado foi feito para toda a humanidade e foi instituído no Éden antes da queda do homem. O criador o chamou de “Meu Santo Dia”. Cristo denominou-se como o “Senhor do Sábado”. Tendo iniciado com a criação, o sábado é tão antigo quanto a raça humana e, como fora feito para o homem, existirá enquanto houver a humanidade.

1896 — ST, 13 de fevereiro de 1896. Deus deu o Sábado como um memorial de Sua obra e de seu poder criador, “e em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de Sábado e o santificou”.

1896 — MS 15, 1896. Quão imprudente é a política implantada pelos governantes da Terra com o intuito de restaurar no pecador a ascendência perdida! Manifestam grande zelo em manter esse falso sábado sob cuidado e proteção de suas legislações, mas não percebem que o que fazem é colocar sobre um falso sábado, as honras divinas; e quando tudo estiver cumprido, a perseguição cairá sobre aqueles que observam o Sábado que Deus instituiu no Éden como memorial de Seu poder criador.

1898 — MS 4, 1898. O erro nunca se torna verdade, embora possa ser apagado com o tempo. Deus disse: “Seis dias trabalhará e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o Sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque em seis dias, fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de Sábado e o santificou (Êxo. 20:911) “. Esse dia é o grande memorial de Deus, estabelecido para celebrar a obra da criação. Nesse dia, Deus descansou, santificou e abençoou o dia do Seu descanso.

1897 — TM, págs. 135 e 136. A filosofia humana afirma que a criação do mundo levou um período indefinido de tempo. Declara Deus assim a questão? Não; diz Ele: “Entre Mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias [não seis períodos indefinidos de tempo; pois então não haveria possibilidade de o homem observar o dia especificado no quarto mandamento] fez o Senhor os céus e a Terra, e, ao sétimo dia, descansou, e restaurou-Se”. (Êxo. 31:17). Leia cuidadosamente o capítulo 5 de Deuteronômio, Deus diz outra vez: “Lembra-te [não te esqueças] do dia do sábado, para o santificar. “Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou: Portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou”. (Êxo. 20:8 e 11).

Embora tendo diante de si os vivos oráculos, aqueles que pretendem pregar a palavra apresentam suposições de mentes humanas, as máximas e mandamentos de homens. Anulam a lei de Deus pelas suas tradições. O engano quanto a ser o mundo criado em um período de tempo indefinido é uma das falsidades de Satanás. Deus fala à família humana em linguagem que eles podem compreender. Não deixa a questão tão indefinida que os seres humanos possam manejá-la segundo as suas teorias. Quando o Senhor declara que fez o mundo em seis dias e descansou no sétimo, quer dizer o dia de vinte e quatro horas, que Ele assinalou pelo nascer e o pôr do sol.

Deus não daria sentença de morte pelo desrespeito ao quarto mandamento, a menos que tivesse dado ao homem clara compreensão do sábado. Depois de ter criado o mundo e o homem, contemplou a obra que fizera e declarou-a muito boa. E ao ser posto o fundamento da Terra, foi posto também o fundamento do sábado. Quando as estrelas da manhã juntamente cantaram e todos os filhos de Deus rejubilaram, viu Deus que o sábado era necessário ao homem, mesmo no Paraíso. Ao dar o sábado, Deus considerou a saúde espiritual e física do homem. TM, págs. 135-136.

1898 ST, 7 de abril de 1898. Se o homem sempre tivesse obedecido ao quarto mandamento, não haveria sequer um incrédulo ou ateu no nosso mundo, porque todos reconheceriam e honrariam o poder do Criador. Quão inútil será a resistência da humanidade contra Deus. Pelo Seu infinito poder trouxe o mundo à existência e com uma palavra poderia fazer tudo desaparecer e voltar ao seu estado original; com uma única palavra poderia criar uma nova raça de seres humanos.

1898 — RH, 30 de agosto de 1898. O Sábado foi dado a toda humanidade em comemoração à obra da criação. Quando o grande Jeová lançou os fundamentos da Terra, e revestiu o mundo com suas vestes de pura beleza, e criou todas as maravilhas da Terra e mar, instituiu o dia de Sábado e o santificou. Quando as estrelas da alva cantavam juntas, e todos os filhos de Deus rejubilavam de alegria, o Sábado foi separado como um memorial de Deus. Deus abençoou e santificou o dia no qual Ele descansou de toda sua grandiosa obra.

1899 — Carta 26, 1899. Após criar o mundo em seis dias, Deus descansou no sétimo, fazendo desse dia um memorial de Sua criação. Enquanto as estrelas da alva cantavam juntas e todos os filhos de Deus rejubilavam de alegria, Ele santificou e abençoou o sétimo dia.

1900 — Carta 7, 1900. Nossa missão, sob o comando e direção de Deus, coloca-nos em posição de destaque para desenvolvermos uma obra especial no mundo como Deus determina.

Os adventistas do sétimo dia são os que guardam os mandamentos de Deus e se destacam no mundo pela observância do sétimo dia, o Sábado. Esse dia é o memorial da criação de Deus, e é o quarto mandamento que indica sua observância, o único que aponta Deus como Criador do céu e da Terra. A obra de Satanás é eliminar o memorial da criação. E nesses dias de ceticismo intelectual, se não formos cautelosos, assimilaremos ideias céticas, e o mandamento do Sábado, que declara precisamente quem é Deus, será esquecido e ignorado.

O que é a vida? Um memorial constante do único e verdadeiro Deus. A obra da criação nunca poderá ser explicada pela ciência. Que intelecto há que possa explicar a ciência da vida? Podemos nos admirar que no materialismo não haja lugar para a existência de Deus? O quarto mandamento declara ao universo inteiro, aos mundos não caídos e ao caído que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. As evidências não deveriam ceder lugar ao ceticismo.

1904 — MS 12, 1904. Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo dia descansou. “E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera” (Gên. 2:3). O Senhor deu o sétimo dia para o homem como um dia de descanso e adoração. Ele é o memorial da criação de Deus, e sustenta o testemunho do poder do eterno Deus, que em seis dias criou os céus e a Terra.

1911 — ST, 31 de jan. de 1911. Quando a lei foi dada a Israel, ao Sábado foi dada especial proeminência. Ele foi instituído no Éden como um memorial da obra criador a de Deus. Após criar Deus os seis dias, Ele descansou no sétimo, e abençoou e santificou esse dia, colocando-o à parte como um dia de descanso e adoração para a humanidade … O Sábado deveria permanecer diante da humanidade, com seu poder moral, atendendo seu desígnio original, para lembrança do Deus vivo, o Criador dos céus e da Terra.

1912 — ST, 9 de julho de 1912. O sétimo dia, o Sábado, é um memorial do poder criador de Deus … Que desprezo maior poderia ser lançado sobre Deus, o Criador do céu e da Terra, do que desprezá-lo pela ignorância do Sábado que Ele instituiu, santificou e abençoou, o qual deve ser um memorial de Seu poder criador?

1912 — ST, 3 de set. de 1912. A proibição de Deus no jardim do Éden foi ignorada por Adão e

Eva e resultou nas mais terríveis consequências. O Senhor está aplicando o mesmo teste sobre a família humana hoje, e provando-a para chamar sua atenção para o Sábado, o qual é um memorial do poder criador de Deus. Através desse memorial, Deus testifica para o mundo e para os seres celestiais que Ele fez o mundo em seis dias, e descansou … no sétimo dia.

1915 — ST, 19 de jan. de 1915. Deus deu à humanidade o memorial de Seu poder criador; deve todo ser humano reconhecê-lo nas obras de Suas mãos.